Juno oferece a primeira visão 3D da atmosfera de Júpiter
Novas descobertas da sonda Juno da NASA orbitando Júpiter fornecem uma imagem mais completa de como as características atmosféricas distintas e coloridas do planeta oferecem pistas sobre os processos invisíveis abaixo de suas nuvens.
|
Que a força esteja com você: Planetas Circumbinários
Em 1977 o filme Star Wars apresentava ao público o “planeta Tattoine” circulando duas estrelas. Na época, os astrônomos nem imaginavam que esta ficção se tornaria realidade.
|
O que são buracos negros?
Este é um dos objetos mais misteriosos do universo: em alguma região do espaço existe um campo gravitacional tão intenso que nem mesmo a luz consegue escapar de dentro dele. Como se formam? Quais as suas características principais? Existe algum perto de nós? Entende através de novas descobertas o que vem a ser um buraco negro.
|
Hubble observa o movimento cósmico da “Sombra do morcego”
O telescópio espacial Hubble da NASA capturou a imagem impressionante, nunca antes vista, de um disco de formação planetária de uma estrela nascente projetando uma enorme sombra sobre uma nuvem mais distante em uma região de formação de estrelas, como se fosse uma mosca pairando diante do feixe de luz de uma lanterna projetada na parede.
|
Missões da NASA observam o possível primeiro planeta “sobrevivente” abraçando uma estrela anã branca
Uma equipe internacional de astrônomos usando o Satélites de Estudo de Exoplanetas da NASA e o Spitze Space Telescope anunciaram o que pode ser a descoberta do primeiro planeta intacto orbitando uma anã branca, a densa sobra de uma estrela semelhante ao Sol, apenas 40% maior do que Terra.
|
Encontrando planeta na zona de habitabilidade da estrela mais próxima
Com o auxílio dos telescópios do ESO e outras infraestruturas, astrônomos encontraram evidências claras de um planeta orbitando a estrela mais próxima da Terra, Proxima Centauri. Este mundo há muito procurado, designado por Proxima b, orbita a sua estrela progenitora, vermelha e fria, a cada 11 dias, e possui uma temperatura que permite a existência de água líquida em sua superfície.
|
Ventos estratosféricos muito fortes medidos pela primeira vez em Júpiter
Júpiter é famoso pelas suas distintas faixas vermelhas e brancas: nuvens rodopiantes de gás em movimento que os astrônomos tradicionalmente usam para rastrear os ventos na baixa atmosfera de Júpiter. Os cientistas observam também brilhos intensos, as chamadas auroras, perto dos polos do planeta gigante, que parecem estar associadas a ventos fortes na atmosfera superior.
|
Um mistério cósmico: Telescópio captura o desaparecimento de uma estrela massiva
Os cientistas acham que isso pode indicar que a estrela se tornou menos brilhante e parcialmente obscurecida por poeira. Uma explicação alternativa seria que a estrela colapsou em um buraco negro sem produzir uma supernova.
|
Capturada a primeira imagem de um sistema planetário múltiplo em órbita de uma estrela do tipo Sol
O Very Large Telescope do ESO capturou a primeira imagem de uma estrela jovem semelhante ao Sol acompanhada por dois exoplanetas gigantes. As observações podem ajudar os astrônomos a entender como
os planetas se formaram e evoluíram em torno de nosso próprio Sol.
|
Telescópio do ESO descobre galáxias presas na “Teia” de um buraco negro supermassivo
Astrônomos descobriram seis galáxias perto de um buraco negro supermassivo quando o Universo tinha menos de um bilhão de anos de idade. Estas observações apoiam a teoria de que os buracos negros podem crescer rapidamente dentro de enormes estruturas em forma de teias, alimentando-se das enormes quantidades de gás aí existentes.
|
Novas observações mostram disco de formação planetária rasgado por suas três estrelas centrais
Uma equipe de astrônomos encontrou a primeira evidência direta de que grupos de estrelas podem desfazer os seus discos de formação planetária, deixando-os distorcidos e com anéis inclinados.
|
A misteriosa estrela que “sobreviveu” a supernova e foi descoberta por cientistas brasileiros
Trata-se de uma estrela que sobreviveu a uma supernova e, depois de uma explosão nuclear, foi lançada à nossa galáxia com uma velocidade de 900.000 km/h — atipicamente rápida para uma estrela com baixa massa como esta.
|
O jantar de um buraco negro aproxima-se a grande velocidade
Utilizando o Very large Telescope do ESO, uma equipe de astrônomos descobriu uma nuvem de gás, com várias vezes a massa da Terra, a aproximar-se rapidamente do buraco negro situado no centro da Via Láctea.
|