Que a força esteja com você: Planetas Circumbinários

20/10/2021 14:11
Imagem A – O planeta TOI 1338 b foi descoberto usando o Transiting Exoplanet Survey Satellite ou TESS. Crédito da imagem: NASA Goddard Space Flight Cente.

Quando o primeiro filme de Star Wars foi lançado em 1977, ele mostrava o agora icônico planeta “circumbinário Tatooine” e seus dois sóis. Na época, os astrônomos não sabiam se esses sistemas solares realmente existiam. Na verdade, o primeiro planeta extrassolar1 não foi detectado até o início de 1990. Além disso, o primeiro planeta circumbinário não foi detectado até 2005: era um planeta do tamanho de Júpiter orbitando um sistema composto por uma estrela semelhante ao nosso Sol e uma anã marrom.

O Transiting Exoplanets Survey Satellite (TESS) da NASA é uma missão de exploração de todo o céu que irá descobrir milhares de exoplanetas em torno de estrelas brilhantes próximas. O TESS foi lançado em 18 de abril de 2018 a bordo do foguete SpaceX Falcon 9. Crédito da imagem: NAS

Décadas mais tarde, os pesquisadores que trabalharam com o Transiting Exoplanet Survey Satellite (TESS) descobriram o primeiro planeta circumbinário da missão: um mundo orbitando duas estrelas como mostrado na imagem de janeiro de 2020 (imagem A). Este planeta chamado de TOI 1338 b é cerca de 6,9 vezes maior que a Terra ou esta entre o tamanho de Netuno e Saturno. Ele está localizado em um sistema a 1.300 anos-luz de distância, na constelação do pintor (Pictor).

As estrelas deste sistema formam um binário eclipsante, que ocorre quando companheiros estelares circulam entre si em nosso plano de visão. Uma é cerca de 10% maior que o nosso Sol, enquanto a outra é mais fria, menos brilhante e tem apenas um terço da massa do Sol.

Os trânsitos de TOI 1338 b são irregulares, de 93 a 95 dia e variam em profundidade e duração devido ao movimento orbital das duas estrelas. O TESS vê apenas os trânsitos que cruzam a estrela maior, os trânsitos da estrela pequena são muito fracos para serem detectados. Sua órbita permanecerá estável pelos próximos 10 milhões de anos. No entanto, o ângulo da órbita em nossa direção muda o suficiente para que o trânsito da estrela cesse em novembro de 2023 e recomeça oito anos depois.

1 Exoplaneta ou planeta estrasolar, é o nome que se dá a qualquer planeta que esteja em órbita de outra estrela que não o Sol (grifo nosso).

Por Yvette Smith

Fonte: https://ciencia.nasa.gov/que-la-fuerza-te-acompane Publicado: 04 de maio de 2021

Tradução: Max Bilck

versão em inglês: https://www.nasa.gov/image-feature/discovering-circumbinary-star-systems

MATERIAL COMPLEMENTAR:

As estrelas no sistema TOI 1338 formam um binário eclipsante – elas circulam umas às outras em nosso plano de visão. Se você pudesse pairar perto do planeta TOI 1338 b, como mostrado nesta animação, você veria um eclipse a cada 15 dias. Crédito: Goddard Space Flight Center da NASA / Chris Smith (USRA)

Localizção de TOI 1338 na Constelação do Pintor (Pictor)

Disponível em: <https://en.wikipedia.org/wiki/TOI_1338>. Acesso em: 16 out. 2021