Palestra no Planetário da UFSC trata da origem da vida/célula

24/10/2023 18:26

Palestra de Astronomia 

Título: Vida:  Panspermia e Organismos Extremófilos
Palestrante: Professora Margherita Anna Barracco
Data: 27 de outubro de 2023 (sexta-feira)
Hora: 20h
Local: Planetário (CFH/UFSC)

Resumo:

A origem da vida/célula permanece um tema enigmático e controvertido, mesmo hoje, após o surgimento de novas e poderosas tecnologias para seu estudo. A extraordinária complexidade e organização da célula desafia as leis da probabilidade e, por consequência, leva ao aparecimento de teorias alternativas, na tentativa de  explicar sua origem. Dentre estas, destaca-se a panspermia cósmica, que propõe que a vida existiria por todo o universo e que “sementes de vida”  poderiam se espalhar por diferentes sistemas planetários, através de meteoros, asteróides ou outros corpos celestes. Por outro lado, a existência de organismos extremófilos, capazes de sobreviver em ambientes virtualmente incompatíveis com a vida,  reforça, de certa maneira, a possibilidade de seres vivos, principalmente microrganismos, terem a capacidade de habitar planetas/luas com condições extremamente inóspitas.

Nesta apresentação, que representa uma continuidade  a  apresentações anteriores, serão discutidos alguns aspectos da panspermia cósmica e alguns casos extraordinários de organismos extremófilos.

Compareça! Traga sua família e seus amigos!

💡 Recomendado o uso de máscara, conforme Resolução normativa 171/22 / CUn 11/10/22.

Informações:
➡ https://geaufsc.paginas.ufsc.br/
➡ gea.cfh@contato.ufsc.br
➡ (48)999323650 (Tânia)

As palestras são abertas ao público em geral, gratuitas e ocorrem sempre às sextas-feiras às 20h. São promovidas pela equipe do Grupo de Estudos de Astronomia. Não é necessária a inscrição prévia. A garantia de vaga ocorre por ordem de chegada.

Qualquer alteração no local ou nas palestras será divulgada nos seguintes sites:
https://geaufsc.paginas.ufsc.br/
https://www.facebook.com/groups/303821636357910

O calendário de palestras referente ao segundo semestre já está disponível! Acesse

Tags: Centro de Filosofia e Ciências HumanasCFHGEAGrupo de Estudos de AstronomiaPalestra de AstronomiaUFSCUniversidade Federal de Santa Catarina