GEA – Grupo de Estudos de Astronomia | Planetário retorna ao ciclo de palestra públicas

06/09/2022 15:51

Na sexta-feira de 02 de setembro de 2022, em sincronia com o calendário acadêmico de graduação da UFSC, o GEA – Grupo de Estudos de Astronomia | Planetário retornou suas atividades públicas de divulgação da ciência de astronomia após dois anos e meio de suspensão devido à pandemia Covid19.

Estando o Planetário ainda interditado pelo mesmo motivo de protocolo sanitário, o local das palestras foi reorientado para o CFH / BL B / Sala 309, por atenção da Coordenadora do Planetário Michelle Monguilhott. Igualmente o GEA agradece aos também coordenadores do Planetário, Prof. Antonio Nemer Kanaan Neto e Prof. Daniel Ruschel Dutra por toda colaboração dispensada.

“O Céu de Florianópolis na Primavera” foi o tema da palestra inaugural, proferida por nosso presidente Adolfo Stotz Neto, descrevendo as constelações, configurações planetárias, fases da Lua e eventos relevantes desta especial estação do ano. Complementando sua fala, o associado Alfredo Martins fez um resumo da Missão Artemis I, que irá inaugurar nova era da exploração espacial com o histórico retorno de humanos na superfície da Lua, entre eles a 1ª mulher, após 50 anos de ausência em nosso satélite natural.

O grande entusiasmo por conhecimentos de astronomia foi marcado por uma plateia numerosa entre o staff GEA, acadêmicos, estagiárias da astrofísica e público aficionado.

Setembro segue com palestras todas 6ª feiras, com início às 20 h, no referido Bloco B do CFH, Sala 309, com programação acessível na página do GEA – https://geaufsc.paginas.ufsc.br , clicando no ícone PALESTRAS.

O GEA agradece ao publico que esteve presente e convida a todos para as próximas palestras!

Tags: Centro de Filosofia e Ciências HumanasCFHGEAGrupo de Estudos de AstronomiaPalestra de AstronomiaPlanetárioUFSCUniversidade Federal de Santa Catarina