Palestra sobre buracos negros e evolução das galáxias no Planetário

22/11/2022 15:22

Foto: ESO/M. Kornmesser/Reprodução

Palestra de Astronomia 

Título: Buracos negros supermassivos e seus impactos sobre a evolução das galáxias
Palestrante: Prof. Daniel Ruschel Dutra (Planetário)
Data: 25 de novembro de 2022 (sexta)
Hora: 20h
Local: Planetário

💡 Lembramos que o uso de máscara é obrigatório! 

Resumo:

Sabemos que toda a galáxia possui em seu centro um buraco negro com uma massa de milhões a bilhões de vezes a massa do Sol.
O acúmulo de correlações observadas entre as propriedades de bojos galáticos e dos seus respectivos buracos negros supermassivos (SMBH) sugere uma ligação entre a evolução dos dois.
Simulações hidrodinâmicas demonstram que a coevolução entre ambos é uma consequência natural do fluxo de material em direção ao centro da galáxia, provocando tanto a acresção que dá origem ao núcleo galático ativo (AGN), quanto favorecendo a formação de estrelas na região circum-nuclear pelo aumento da densidade do gás.
Em contrapartida, os ventos e a radiação advindas do AGN, fenômenos que em conjunto são conhecidos como feedback, podem suprimir a formação estelar, impondo um limite para a massa de estrelas da galáxia, um efeito que tem se provado necessário nas simulações cosmológicas.
Neste seminário apresentarei um resumo de como chegamos ao presente entendimento acerca dos SMBHs, e discutirei alguns pontos ainda não completamente esclarecidos relacionados à conexão entre o AGN e sua galáxia hospedeira, abordando principalmente três aspectos da pesquisa atual na área: 1) estudos observacionais do meio interestelar;
2) simulações computacionais de sistema dinâmicos; 3) análise de AGNs que apresentam grandes variações na sua emissão em períodos de anos ou menos.

Informações:
➡ https://geaufsc.paginas.ufsc.br/
➡ gea.cfh@contato.ufsc.br
➡ (48)999323650 (Tânia)

As palestras são abertas ao público em geral, gratuitas e ocorrem sempre às sextas-feiras às 20h. São promovidas pelas equipes do Grupo de Estudos de Astronomia e do Planetário da UFSC. Não é necessária a inscrição prévia. A garantia de vaga ocorre por ordem de chegada.

Qualquer alteração no local ou nas palestras será divulgada nos seguintes sites:
https://geaufsc.paginas.ufsc.br/
https://www.facebook.com/groups/303821636357910

Compareça! Traga sua família e seus amigos!

Tags: GEAGrupo de Estudos de AstronomiaPalestra de AstronomiaPlanetárioUFSCUniversidade Federal de Santa Catarina