O que são Planetários

Edna  Maria Esteves da Silva/UFSC   Junho/2013 –  edna.esteves@ufsc.br

Planetários são ambientes especialmente projetados com o objetivo de simular o céu estrelado noturno e diurno em diferentes épocas do ano e locais de observação, buscando a maior semelhança possível com a realidade. O ambiente principal dos mesmos, a sala de projeção onde são realizadas as chamadas “sessões de planetário”, é constituída por um auditório circular coberto por uma cúpula que serve para projetar a programação por meio de um ou mais projetores especiais.

Com o objetivo principal de ensinar e difundir a Astronomia projetam além do céu estrelado, imagens astronômicas em geral que, associadas a uma sonorização adequada, promovem inúmeros efeitos especiais. Pode-se assistir em questão de segundos a movimentos celestes que, no universo, levam séculos para se completar.

Recentemente surgiram os sistemas digitais de projeção para cúpulas hemisféricas e, com isso, o conceito de Planetário foi ampliado para um espaço de projeções multidisciplinares imersivas. Os planetários digitais podem também ser chamados de cinemas imersivos  digitais uma vez que possibilitam apresentações de qualquer natureza.  Desde aulas em geral, exibição de vídeos, espetáculos multimídia até as apresentações convencionais, utilizando os recursos astronômicos, da mesma forma que um planetário convencional, chamado ótico-mecânico. Num planetário digital, a Astronomia pode ou não ser abordada como tema principal.