Planetário e Observatório Astronômico 2016
EMail

PROGRAMAÇÃO   PARA  COMUNIDADE (Público em Geral)  EM  2016

FERIADOS E FINAIS DE SEMANA NÃO HÁ ATENDIMENTO

 

Sessões de Planetário:  Estão encerradas as atividades devido problemas técnicos no equipamento de projeção.

 

Observatório Astronômico: As atividades acontecerão até dia 09 de dezembro. Todas as manhãs , das 9h às 11h, observação do Sol e nas quartas-feiras, após o pôr do Sol e com noite estrelada (Entrada Gratuita). Contato: www.astro.ufsc.br / 37216424.

 

Palestras de Astronomia: Atividades encerradas. http://planetario.ufsc.br/palestras/

 

Agendamento para colégios:  http://planetario.ufsc.br/agendamentos-para-o-colegio/

 

OBSERVAÇÃO:   As atividades voltarão a acontecer após o dia 06 de março de 2017,  pois seguirão o calendário oficial da UFSC.

 

Outras informações:

planetar@cfh.ufsc.br

 

Regras de visitação do Planetário:

Solicitamos que ao entrarem no Planetário não utilizem celulares, máquinas fotográficas, alimentos e bebidas. Devido a baixa temperatura na sala de projeção solicitamos que tragam um agasalho.

 

            O que é o planetário da UFSC?

O Planetário da UFSC é um ambiente especialmente projetado com o objetivo de simular o céu estrelado noturno e diurno em diferentes épocas do ano e locais de observação, buscando a maior semelhança possível com a realidade.  A sala de projeção onde são realizadas as chamadas “sessões de planetário”, é constituída por um auditório circular, com capacidade para 38 pessoas, coberto por uma cúpula que serve para projetar a programação por meio do projetor digital DIGISTAR 3.

Com o objetivo principal de ensinar e difundir a Astronomia projeta além do céu estrelado, imagens astronômicas em geral que, associadas a uma sonorização adequada, promovem inúmeros efeitos especiais. Pode-se assistir em questão de segundos a movimentos celestes que, no universo, levam séculos para se completar.

As sessões no Planetário tem duração de aproximadamente uma hora, onde os temas astronômicos são abordados com linguagens adequadas a diferentes faixas etárias.

 

 

 

 

Facebook Twitter