HISTÓRICO
EMail

O Planetário da UFSC é um referencial da Astronomia em Santa Catarina. Existe desde 1971 desenvolvendo atividades dirigidas ao ensino e a divulgação da Astronomia e ciências afins. Até o ano de 2008, foi equipado com um projetor da marca Zeiss Jena, modelo ZKP1, fabricado na Alemanha na década de 50, com a função de simular o céu estrelado diurno e noturno visível a vista desarmada.

Apartir de 2009, tendo em vista o trabalho desenvolvido e as limitadas instalações frente à demanda pelas atividades, o Planetário recebeu uma significativa modernização e reforma nas instalações. Com recursos provenientes de um projeto encaminhado pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Extensão da UFSC ao FINEP, o aparelho de projeção central foi substituído por um moderno projetor digital para planetários, o modelo Digistar 3 SPII e, com isso, a programação passou por uma completa transformação. As sessões/apresentações que até então eram realizadas geralmente de forma verbal, utilizando como recursos didáticos a projeção do céu, um projetor de slides e um projetor de vídeo, passaram a ser “shows” de imagens, locução e música.

Projetor Digital Digistar 3 SPII


Em outubro de 2009 o projetor digital transformou a sala de projeção do Planetário num ambiente de realidade virtual multi-temático. A Astronomia, como espinha dorsal do conhecimento, é o tema central, porém qualquer outro tema pode também ser apresentado.

Planetário da UFSC
Hall de Entrada
Sala de Projeção


GRUPO DE ESTUDOS DE ASTRONOMIA (GEA)

Desde 1986, funciona junto ao Planetário da UFSC, o Grupo de Estudos de Astronomia (GEA), formado por pessoas das comunidades interna e externa à UFSC, apaixonadas pelo estudo, ensino e divulgação da Astronomia. Suas atividades constam de palestras semanais, cursos e acompanhamento público com telescópios de efemérides astronômicas especiais como eclipses e outros. http://www.gea.org.br/